Sobre

 

Por uma sociedade restauradora

Faça uma doação

Junte-se a nós

Nossa História

Somos uma organização pequena, mas bastante ambiciosa. Com escalabilidade em mente, as ferramentas que estamos desenvolvendo para facilitar nosso trabalho servirão de base para ampliar nosso atendimento, e talvez no futuro ajudar outras organizações.

A Pense & Cre foi fundada em 2010, participou de diversos eventos, oficinas, projetos de pesquisa de opinião e acadêmica, na maior parte de sua existência de forma esporádica. Por isso nunca tivemos um prédio sede.

Em 2018 começamos a oferecer oficinas de tecnologia e a desenvolver fluxos de trabalho remoto (online), e tendo atendido algumas dezenas de participantes, tivemos o privilégio de poder alavancar vários jovens, estudantes do ensino público no Parque Novo Mundo – São Paulo, SP.

Em 2020 utilizamos nosso aprendizado das oficinas para evoluir nosso fluxo de trabalho e integrar mais ferramentas para facilitar e expandir o atendimento.

Com a sua ajuda, pouco a pouco criamos uma sociedade educadora, restauradora

Nossas oficinas são gratuitas. Nossos recursos vêm de pessoas como você, que ajudam na medida do possível. Juntos fazemos a diferença na vida de muitos jovens. Inspirados por líderes da indústria de tecnologia, como você pode ver nesse vídeo de outra instituição (Code.org), utilizamos de todas as ferramentas disponíveis para alavancar cada participante.

Campanha Programar é preciso

Nossa Missão & Projeto

Imagina se você tivesse a escolha de ter uma vida melhor. O que você escolheria?

Imagina se você pudesse  fazer parte de uma sociedade muito melhor. O que você escolheria?

Nós escolhemos agir.

A Pense & Cre é sobre a escolha. É dar a opção de escolha ao nível do indivíduo, a opção de ter uma vida melhor, através da oportunidade de ampliar os horizontes, ganhar novas perspectivas de vida, conhecer novas ferramentas e conceitos, e com isso poder aproveitar o máximo do que a vida tem a oferecer, de forma saudável.

O que significa uma vida melhor para você? Nós aceitamos e respeitamos toda opinião, mesmo que seja diferente do que a gente pensa. Acreditamos que isso seja muito importante.

Talvez não tenhamos o poder de mudar a vida de cada um que passa pela gente. Mas certamente temos a possibilidade de fazer com que cada um que passe pela gente tenha acesso e possa conhecer os ingredientes necessários para fazer uso das possibilidades que a vida lhes der, independente do caminho, com tanto que seja em frente.

Nosso projeto Programar é Preciso é realizado através de oficinas práticas gratuitas com especialistas na área de tecnologia que agregam décadas de evolução de metodologias de ensino-aprendizagem, tecnologia de ponta, desenvolvimento e programação.

Um dos privilégios do que fazemos é poder vivenciar os passos em direção ao autodesenvolvimento dos participantes. Em alguns casos estes são os primeiros passos, em outros se tratam de um avanço e aprofundamento técnico que temos orgulho de poder oferecer. Testemunhar a apropriação da tecnologia por alguém que sequer acreditava ser capaz, é algo incrível.

Esta direção ao entendimento, autodesenvolvimento e autoconfiança, é o que acreditamos ser chave para a construção de uma comunidade educadora, restauradora. Uma comunidade onde minorias, população mais humilde e carente sejam menos vulneráveis. Uma comunidade onde a população mais privilegiada seja a mais humilde. Uma sociedade onde todos sejam mais conscientes e preparados para lidar com problemas de forma mais construtiva, com a tecnologia a nosso favor.

Nossas observações iniciais apontam que estamos na direção certa, elevando os níveis de desempenho dos participantes nas atividades de raciocínio lógico, matemático, solução de problemas, e até leitura e escrita, bem como melhor condição de vida e oportunidade para os jovens e suas famílias.

Não somos uma escola, mas nossas oficinas e projetos são suportados por um trabalho bastante didático, que facilita e inspira o aprendizado de forma eficaz na comunidade participante.

Na prática de nossas oficinas, utilizamos acesso remoto, áudio e vídeo conferências, e oferecemos à comunidade uma introdução à conceitos elementares de tecnologia, computação e programação.

A interação direta com os participantes nos ajuda também na motivação, no incentivo do participante, e para isso usamos plataformas online que complementam nosso trabalho, construindo um ambiente propício para o autodesenvolvimento do participante.

Seja para aprender ilustração digital, cálculo, programação, edição de vídeo, ou mecatrônica, tudo é possível, dentro de um limite seguro de temática e escopo ponderados pela direção competente e sempre iremos em busca da ferramenta mais adequada para fazer o sonho do participante se tornar plausível.

Dessa forma, incentivamos a comunidade ir além do conteúdo que podemos oferecer nas oficinas, ajudando a encontrar os próximos passos, ainda com uma segurança provinda de um profissional competente.

de brasileiros abaixo da linha de pobreza

Sobrevivendo com até R$ 145 por mês, ou U$ 1,9 por dia, critério adotado pelo Banco Mundial para identificar a condição de extrema pobreza. Fonte

de brasileiros analfabetos

Em torno de 6.6% da população brasileira consideradas analfabetas. Fonte

De Brasileiros com Ensino Superior

Em torno de 14% da população brasileira com curso superior. A pressão por fazer algo pela nossa sociedade é grande. Fonte

ranking de educação

De acordo com rankings internacionais de educação, Brasil se situa em 54, entre 65 países analisados. Fonte

Oficinas realizadas

Presenciais ou remotas (online), individuais, ou em grupos de até 6 participantes.

Membros da nossa equipe

Somos uma organização pequena, mas nosso trabalho é ambicioso.

Horas trabalhadas na nossa plataforma

Para atender mais gente, trabalhamos bastante no desenvolvimento e integração de ferramentas digitais.

Anos

A Pense & Cre foi fundada em 2010.

Muito obrigado por nos ajudar a fazer a diferença

Contato