Matéria publicada em 15 de junho de 2020.

Aula em Casa é um programa de televisão que atinge 450 mil alunos no estado do Amazonas. Recentemente, o projeto se expandiu para outros estados de São Paulo, Sergipe e Espírito Santo, o que significa que leva seu conteúdo a milhões de alunos.

Como milhões de outros estudantes no Brasil, Pedro Henrique Oliveira Cantuario se viu preso em casa, sem ter a chance de ir à escola. Não é como se ele desejasse voltar para a sala de aula. Mas ele sente muita falta de seus amigos, professores e atividades extracurriculares.

As escolas estão fechadas no Brasil desde meados de março. Para Pedro, 17, que mora em Manaus, capital e maior cidade do Amazonas, isso significa assistir TV. Não, ele não é preguiçoso. É porque sua escola se tornou televisão.

O Brasil tem o segundo maior número de casos de Covid-19 do mundo e recentemente teve mais novas mortes do que qualquer outra nação. Quando o coronavírus chegou ao país, o Amazonas se tornou uma das regiões mais atingidas. Foi crucial fechar escolas para deter a pandemia. Em menos de uma semana após a decisão oficial de suspender as aulas presenciais, os alunos puderam retomar seus estudos. Embora esse estado enorme e flanqueado pela selva fosse mal preparado para o vírus, ele já tinha aulas de TV suficientes para alunos em todas as séries e matérias, incluindo matemática, estudos sociais e ciências.

Descobriu-se que o desafio de ensinar em áreas isoladas e remotas tornou-se uma vantagem.

Uma sala de aula em casa

Em 2007, a Secretaria de Educação do Amazonas ( SEDUC ) lançou um programa para atingir comunidades onde não havia professores especializados. As aulas são elaboradas pelo Centro de Educação para a Mídia ( Centro de Mídias ) de Manaus, que emprega cerca de cem professores e técnicos.

Centro de Educação para a Mídia em Manaus. Foto Cleudilon Passarinho

Eles transformam um currículo em um roteiro, gravam em um estúdio de televisão, adicionam recursos visuais para torná-lo mais atraente e juntam tudo em vídeo aulas pré-gravadas para alunos do ensino fundamental e médio que são posteriormente transmitidas via satélite no coração de a floresta tropical brasileira.

Uma aula televisionada é apoiada por um professor generalista ou um tutor no local, reforçando aulas em comunidades rurais. Em 2009, o projeto recebeu os prêmios WISE . De acordo com dados do Banco Mundial , em 2013 atingiu 38.000 alunos em 2.400 comunidades.

Assim, quando as escolas foram fechadas por conta da pandemia, a SEDUC simplesmente passou a veicular o conteúdo em dois canais de televisão aberta, além do YouTube, um app Mano e um site. É chamado de Aula em Casa que se traduz em uma Sala de Aula em Casa. Atinge 450 mil alunos no Amazonas e recentemente se expandiu para outros estados brasileiros de São Paulo, Sergipe e Espírito Santo, o que significa que leva seu conteúdo a milhões de crianças em idade escolar.

“É uma situação completamente diferente do resto do mundo, onde as pessoas têm acesso à banda larga”, diz Luis Fabian Barbosa, secretário de estado da Educação.


Luís Fabian Barbosa

No Amazonas, muitas famílias que vivem em regiões remotas não têm acesso à Internet ou computadores. Em vez disso, 97 por cento dos domicílios têm TV, como mostram os dados da SEDUC. “Por isso, foi fundamental estabelecer uma parceria com os canais de televisão aberta para transmitir gratuitamente o Aula em Casa. Além disso, existe uma cultura de assistir televisão no Brasil. É muito popular, então sabíamos que atingiria a maioria das pessoas ”, explica Luis Fabian Barbosa.

“Imagine quantas horas já gravamos em 13 anos de projeto. Acabamos de usá-lo ”, acrescenta Barbosa.

Escola em uma tela

Pedro, aluno do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, uma escola pública de Manaus, diz que tem estudado muito enquanto assiste Aula em Casa. É seu último ano do ensino médio e ele espera entrar na universidade depois de se formar e se tornar professor de biologia. Ele geralmente pode seguir o currículo. “Mas às vezes não é fácil entender algumas partes dessas aulas. Sempre que tenho problemas com determinado assunto, ligo para os professores da escola, e eles me explicam no celular ”, diz Pedro.

O Aula em Casa está organizado de forma que, além da teoria, os alunos são convidados a fazer as tarefas enquanto assistem. Quando uma aula vai ao ar, eles podem assisti-la novamente no dia seguinte, além de publicá-la online. Pedro também recebe tarefas dos professores da escola, que eles enviam no Google Sala de aula ou via WhatsApp.

Não é a primeira vez que ele não vai à escola. No ano passado, quando os professores entraram em greve por causa de seus baixos salários, não houve aulas por mais de um mês. “É muito melhor com Aula em Casa que me permite estudar. Não me sinto sozinho ”, diz Pedro. O que ele melhoraria é trazer interação para essas vídeo-aulas e motivar os alunos a assistir às aulas.


Levando as crianças para a escola virtual

O absenteísmo crônico é um problema educacional nos melhores momentos, então como uma escola de TV está lidando com isso?

Segundo a SEDUC, há disparidades nas taxas de atendimento entre a capital e a zona rural, onde há maior grau de absenteísmo. Luis Fabian Barbosa estima que na capital cerca de 80 por cento dos alunos participam em aulas online ou pela televisão. Em algumas das áreas mais remotas, esse número pode chegar a 40 por cento.

“Isso acontece por vários motivos”, diz ele. “Em primeiro lugar, as famílias da zona rural têm mais de um filho, mas apenas um aparelho de TV. Portanto, tivemos que repensar nossa programação de forma que as aulas para todas as séries fossem ao ar em horários diferentes ”.

Barbosa me explica que quanto mais longe da cidade, menos controle as escolas têm sobre seus alunos. Na capital, os professores podem consultar os alunos online ou ligar para os pais. Já nas áreas rurais, onde não há conectividade, os professores precisam ir à casa dos alunos informar, orientar e sensibilizar os pais sobre a importância de acompanhar as aulas pela televisão.


Centro de Educação para a Mídia em Manaus. Foto Cleudilon Passarinho

Alécio Gaigher, que dá aulas de inglês no CETI Gilberto Mestrinho em Manaus, conta que ele e outros professores distribuem um documento pelo Google Classroom para que os alunos verifiquem sua frequência. Se alguém faltar, a escola entra em ação e costuma ligar para os pais dos alunos. Gaigher também usa o WhatsApp para entrar em contato direto com seus alunos, pois muitos deles têm esse serviço de mensagens incluído no plano de celular.

Como me foi dito pela SEDUC, é papel dos professores e das escolas monitorar a frequência.

“A grande maioria dos meus alunos costuma fazer suas atribuições e atividades de aprendizagem, mas preciso ser criativo e interagir com eles o tempo todo”, diz Gaigher. Ele usou o Instagram para entregar conteúdo e interagir com seus alunos em tempo real. “Sou muito agressivo, então tenho um alto índice de comparecimento”, ele ri.

Isso vem com um preço que muitos outros professores em todo o mundo estão pagando atualmente: seus dias de trabalho não terminam no horário tradicional. Eles respondem às perguntas dos alunos ou enviam feedback personalizado a todos até tarde da noite.

João Marcelo, professor do ensino médio do CETI Gilberto Mestrinho, usa aplicativos educacionais como o Kahoot para fazer agora ou revisar. Ele conta que a Aula em Casa facilitou seu trabalho porque os alunos estão aprendendo com ela. Marcelo refere e acompanha uma aula que seus alunos assistiram enviando materiais adicionais, tarefas e questionários.

Só a televisão não chega

O Brasil tem uma longa tradição de usar a televisão para levar educação para aqueles que não podiam ir à escola, que remonta aos anos 1960.

A experiência em educação a distância do Amazonas é “exitosa”, avalia Jhonatan Almada, diretor do Centro de Inovação e Conhecimento para a Excelência em Políticas Públicas (CEIP), think tank sediado em São Luís que investiga e pesquisa políticas públicas de educação e Tecnologia.

Almada é cauteloso, no entanto. “Qual a qualidade do ensino público oferecido no estado do Amazonas? Dados oficiais indicam que apenas 3 em cada 10 crianças aprenderam a língua portuguesa adequada e apenas 1 em cada 10 aprendeu matemática adequada ao final do ensino fundamental. É o que a Aula em Casa não conseguiu resolver ”, explica.

A Aula em Casa, portanto, precisa de investir fortemente na monitorização e avaliação, pois a falta de mediação presencial dos professores vai prejudicar o desempenho dos alunos, acredita Almada.

De fato, o papel dos mediadores está aumentando tanto na aprendizagem quanto no enfrentamento da situação, diz Mirela Ramacciotti, pesquisadora em educação interdisciplinar, neurociência e psicologia aplicada. Os mediadores são professores, pais ou qualquer pessoa que possa ajudar um escolar durante o processo de aprendizagem.

“É uma ilusão podermos colocar uma criança na frente da TV e esperar que ela faça o trabalho sozinha”, explica Ramacciotti. “A criança vai se divertir, mas não vai se deixar absorver, porque o aprendizado precisa ser ativo, orientado, instruído”.

Curiosamente, isso se aplica a todas as três faixas etárias que ela discutiu: crianças menores de seis anos, aquelas entre sete e onze anos e adolescentes no ensino médio. Seu nível de autorregulação e independência pode ser diferente, mas eles precisam ser supervisionados.

“Mas se há algo de positivo que essa pandemia nos trouxe, é o reconhecimento do papel dos pais no processo de aprendizagem”, acredita Ramacciotti. Durante anos, os cuidadores foram excluídos ou preferiram ficar longe da educação dos filhos. No entanto, eles são fundamentais para estimular e motivar a aprendizagem, ajudando com questões pouco claras e fornecendo feedback detalhado. Não surpreendentemente, eles também são cruciais para a forma como uma criança está lidando com a situação de pandemia.

Ela explica que a televisão também ajuda a preservar a rotina e os rituais de que as crianças precisam. Mas a TV ou as aulas online não são suficientes, simplesmente porque “aprendemos com os outros, através dos outros e com outros”.


Centro de Educação para a Mídia em Manaus. Foto Cleudilon Passarinho

Uma solução híbrida

A SEDUC decidiu não reabrir escolas no estado do Amazonas até que a pandemia seja controlada, e é seguro para os alunos voltarem às aulas. No entanto, como Barbosa me explicou, haverá um sistema de rodízio entre o aprendizado em casa com Aula em Casa e o retorno às aulas para as aulas. É reduzir o número de alunos na escola a qualquer momento para “melhor distanciamento físico”.

O currículo que está a ser ministrado através da Aula em Casa foi adaptado para ir ao ar simultaneamente e na mesma ordem. No entanto, uma vez que as escolas estão abertas, então começa a revisão, teste e avaliação. A SEDUC planeja contratar assistentes sociais e terapeutas de saúde mental para ajudar os alunos com seu bem-estar emocional. O dinheiro para isso virá da manutenção da escola e do orçamento de transporte dos alunos que não foi usado durante o bloqueio.

Barbosa ressaltou que o Aula em Casa não custou nada para as autoridades educacionais, já que as aulas eram gravadas pelo Centro de Educação para a Mídia de Manaus. Ele diz que a pandemia os fez repensar suas práticas. “Acredito que mais professores agora estarão dispostos a usar a tecnologia na educação. Nem sempre foi o caso antes. ”

Texto por Hanna Liubakova em Outride.rs, tradução livre por Google Translate.
https://outride.rs/en/how-the-amazon-region-hardest-hit-by-coronavirus-resumed-lessons-with-classrooms-closed/